O Programa Paraná Competitivo é uma iniciativa do Governo Paranaense com objetivo de fortalecer as empresas locais, bem como, atrair novas empresas, a fim de garantir posição de destaque ao Paraná, como destino de investimentos nacionais e internacionais.
Assim, as empresas varejistas com sede no Paraná podem se tornar mais competitivas, com menos impostos e mais lucro, utilizando o Paraná Competitivo como estratégia de competitividade.
INCENTIVO PARA O E-COMMERCE
Por meio do Decreto 6.434/2017, o programa oferece uma importante vantagem fiscal para empresas que realizam operações interestaduais com mercadorias destinadas a consumidores finais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas não contribuintes do ICMS. Esse benefício é um crédito presumido de ICMS, que pode resultar em uma redução significativa da carga tributária sobre essas transações.
Nas operações interestaduais com alíquotas de 7% ou 12%, as empresas podem obter um crédito presumido, de forma que a carga tributária efetiva seja reduzida para apenas 2% do valor da operação.
Já nas operações que envolvem mercadorias com alíquota de 4%, o benefício do crédito presumido permite uma carga tributária efetiva mínima de 1%.
Esse incentivo é especialmente vantajoso para empresas que atuam no e-commerce, pois muitas vezes realizam operações interestaduais com consumidores finais em outros estados. A redução da carga tributária torna as operações mais competitivas e pode proporcionar maior margem de lucro, além de ajudar na expansão do negócio para outros mercados.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA?
Criado no início de 2011 para reinserir o Paraná na agenda dos investimentos locais, nacionais e internacionais, o Paraná Competitivo comtempla uma série de medidas, como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional, com objetivo de tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos produtivos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável.
Os incentivos pleiteados são avaliados de forma técnica pela Invest Paraná, a partir de um relatório elaborado que leva em conta as prioridades do Estado, como: tipo do investimento, setor econômico, número de empregos gerados, impactos econômicos, sociais e de meio ambiente, adensamento da cadeia produtiva e grau de inovação.
Após a avaliação técnica o processo passa para análise da Secretaria de Estado da Fazenda, onde é decidida a concessão ou não dos incentivos, bem como o prazo e carência.
REQUISITOS PARA ADESÃO
Para adesão ao incentivo, as empresas devem obedecer a alguns requisitos e condições, sendo eles:
- Possuir o CNAE de comércio varejista e atuar exclusivamente com vendas não presenciais, como site próprio, marketplace ou até WhatsApp;
- Investimento mínimo exigido de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais);
- Não poderá ser utilizado cumulativamente com qualquer outro benefício fiscal que reduza a carga tributária efetiva;
- Estornar os créditos fiscais de ICMS da entrada da mercadoria.
Em relação aos investimentos, precisarão constar no formulário da Carta de Consulta as seguintes informações:
- Origem dos investimentos: recursos próprios da empresa, do grupo econômico ou financiamento nacional ou estrangeiro;
- Previsão de origem dos bens que irão integrar o ativo imobilizado (maquinas e equipamentos);
- Descrição do projeto: objetivos, produtos e tecnologia envolvidos, local de instalação e demais informações convenientes;
- Composição dos investimentos, indicando o tipo, valor investido e a realizar;
- Indicação da necessidade de financiamento, instituição financeira, valor e percentual em relação ao investimento;
- Cronograma de execução do investimento, detalhando execução, datas e valores;
- Previsão de destino dos principais produtos comercializados em percentual considerando todos os Estados;
Além das informações acerca do projeto e dos investimentos a serem realizados, é necessário descrever os impactos decorrentes da implantação do projeto, tais como:
- Geração de emprego e renda, contratação de serviços de terceiros, alavancagem de novos negócios;
- Pesquisa e desenvolvimento;
- Potencial de construção civil;
- Relação da cadeia produtiva, indicando o valor de compra de fornecedores, locais de insumos, etc;
- Responsabilidade social, projetos sociais, culturais e inclusão;
- Presença na internet, indicando os serviços de hospedagem, site próprio, aplicativo, entre outros;
- Geração de empregos especializados no segmento de vendas por internet, como desenvolvimento de sistemas, marketing e logística;
OTIMIZE SUA OPERAÇÃO NO PARANÁ
Com a assessoria da Hedge Tax, sua empresa pode aproveitar ao máximo o crédito presumido de ICMS no Paraná, garantindo uma gestão tributária eficiente e economias significativas. Seja sua empresa do setor de e-commerce ou qualquer outro ramo, essa oportunidade fiscal pode ser um diferencial competitivo.
A Hedge Tax está aqui para te ajudar a reduzir a carga tributária e maximizar os benefícios fiscais em suas operações interestaduais.